quinta-feira, 28 de agosto de 2014

BARRA DO CORDA: uma política em Crise?

            Nos últimos meses, parece que em Barra do Corda " A princesa do sertão" não vem sendo protegida por quem deveria ser. A princesinha do sertão parece  querer tornar-se adulta por conta própria.
Nesses últimos tempos, a política gira em torno de discursos pre estabelecidos, onde um diz que o outro não fez. Bem, a princesinha hoje tem tem uma cara diferente, no entanto, não poderia ser de outra forma, afinal de contas a princesa recebe uma pensão para suprir suas necessidades.
                Em Barra do Corda, olha-se o cenário político de uma forma desconfiada, com um pé atrás e uma vontade de que alguma coisa dê certo, pois, na casa legislativa houve algumas mudanças onde  alguns eleitos a vereadores se afastaram para outros assumirem sua cadeira, e essa cadeira fosse trocada por uma pasta. É, essas manobras políticas podem até favorecer alguém, mas, esse alguém não chega a se o povo que clama por mais melhorias. Não se faz aqui apologia a nenhum gestor, no entanto, não se pode  ficar apegado às gestões anteriores, e, sim fazer valer o título de Princesa do Sertão que a nossa cidade herdou, pois, muitos observam a falta de cuidado, reclamam dizem um blá, blá, blá  e quando se encontram com o gestor fingem ser da base, base essa que futuramente pode mostrar uma saliência e comprometer toda uma estrutura montada.
                 Bem, falando em crise, a ida e vinda de vereadores que afastaram-se e outros assumiram, coloca em cheque  a credibilidade da casa, pois, parece não está encaixando a peça na engrenagem e a coisa pode ter dificuldades para andar. No entanto, sem nenhuma apologia a nenhum vereador, pois, não é preciso tal ação, basta apenas observar, analisar a responsabilidade, o respeito dado pelos votos recebidos pelos eleitores por alguns vereadores, podemos citar aqui, a vereadora Kassi, que vem lutando sempre que possível pelos povos indígenas, luta essa que está pautada em uma saúde de qualidade, uma educação de respeito e uma estrutura melhorada das estradas que interligam esses povos e que leva os profissionais da saúde, da educação a essas aldeias para ganharem o pão de cada dia, mesmo que isso não venha sendo feito, existe uma cobrança pois o vereador tem poder de fazer sozinho. Da mesma forma, nota-se a perseverança da vereadora Nilda Barbalho, tida por muitos como vereadora da oposição, não se pode ver por esse lado, pois a mesma é de uma personalidade forte, caráter indiscutível até agora e, dona de ações indispensáveis para o município, como por exemplo o pedido feito para que fossem colocadas as lombadas na BR 226 no perímetro urbano, ação essa que veio para melhorar, pois a muito tempo se fazia esse pedido. Assim, dizer que a vereadora Nilda é de oposição, é procurar não reconhecer o que vem sendo pretendido pela mesma, afinal candidatos de oposição não deveriam existir, pois todos são eleitos pelo povo e para o povo e, candidatos de oposição são aqueles que se fazer de cego às necessidades alheias e até agora esse momento, ainda não se observou tal procedimento na vereadora citada.
              Dessa forma, nota-se observou-se também o vereador Léo I, cujo qual assumiu uma cadeira na câmara  por pouco tempo, mas, mostrou nesse espaço de tempo que fazer a diferença é possível e cobrar é preciso pois o mesmo é dono de ações importantes como: Projeto de Lei  076/ 2014 que regulamenta a pesca nos rios Corda e Mearim  e seus afluentes no município de Barra do Corda. Projeto de Lei 077/2014 que cria o passe livre do idoso com mais de 65 anos nos transportes de aluguel e linhas para o interior. Esses projetos e outras ações foram bem definidas pelo vereador  Léo I do ( PC do B) mas, na  sessão do dia  26 de Agosto de 2014, não esteve presente na casa para defender e falar sobre sues projetos, pois o vereado Raimundo Inácio retorna à casa após um mês de afastamento. Uma reunião foi feita na távola redonda  ou oval seja qual for a forma da távola a reunião foi feita antes de se iniciar a sessão, e, fora os vereadores outras pessoas estiveram presentes na reunião, o resultado da mesma ficará em segredo. Nessa mesma óptica, nota-se a vereadora Fátima Arruda, sempre analisando os colegas, e quando tem a oportunidade sugere de forma segura e enfática sua ações.
               É, a política tem mesmo seus segredos. E, enfatiza-se novamente a questão oposição ou base, pois não é dizer que vereador tal não faz, a questão vista por muito é que muitos dos eleitos não vem demonstrando pulso firme na hora de cobrar o prometido em palanque.
               Uma coisa boa dentro de tudo isso aconteceu, agora não se pode fazer campanha nas sessões, ótimo, pois o candidato bom de voto será eleito sem a ajuda de uma sessão Câmara Municipal de Barra do Corda. Os apaixonados por algum candidato podem não gostar, problemas, pois o povo quer ouvir soluções e não se candidato A ou B é bom. Assim, a crise atinge a política da Princesa do Sertão , há quem diga que não, pois há quem aceita tudo.
            Muito dizem que a "esperança é a última que morre". Por causa dessa frase, enquanto essa esperança existir muitos vão morrendo. Mas, o povo a cada dia que passa aprende matemática e devolve o troco na hora certa sem faltar um centavo.

"A mudança é importante, só não temos certeza se a importância será dada a essa mudança."



blog  Edjane Soares


domingo, 24 de agosto de 2014

ZANERU IWATEHAR: O MAIS NOVO ÍNDIO DA ALDEIA MAINUMY É BATIZADO CONFORME A CULTURA INDÍGENA









No sábado dia 23 de Agosto, aconteceu na aldeia mainumy o batizado do índio  Zaneru iwatehar filho de Antonio e Libiana a cacique da  aldeia Mainumy. Os pais da criança convidara amigos e autoridades locais para prestigiarem um batizado indígena de acordo com a cultura desse povo. No momentop do batismo, muitas pessoas presenciavam as cantorias e momentos culturais que faziam com que esse batismo ficasse mais arraigado à cultura, cultura essa que deve ser valorizada e respeitada, pois, aquilo que é próprio de um povo não pode morrer. Para o fim do batismo, o a criança é levada pela mãe até um rio para ser apresentada aos espíritos da floresta, pois, segundo a cultura esses espíritos cuidarão dessa criança protegendo-o de todo o mal. O dono blog esteve no local para apreciar esse momento, pois, é um amante da cultura e, principalmente da cultura indígena que é e será sempre uma diferença à parte em Barra do Corda, basta apenas que os políticos locais deem valor e não tentem fazer médio dizendo que é algo bonitinho, pois digo não ser bonitinho, mais uma riqueza nossa que não é cultivada.

O CANDIDATO ARISTÍDES MILHOMEM TEM APOIO DO PREFEITO ERIC COSTA E DA POPULAÇÃO NESSA DISPUTA POLÍTICA 2014











 O candidato Aristídes Milhomem vem sendo bem aceito nessa disputa política em 2014, pois a população e autoridades locais vem dando o apoio necessário ao candidato. Aristídes Milhomem também tem o apoio de outras lideranças políticas que sempre assumem o compromisso de estarem com ele quando são convidados. O mais importante, é que o compromisso firmado pelo povo junto a Arist´des Milhomem é a confirmação do voto para ele no mês de outubro, e, nota-se que essa confirmação é sincera , pois Arist´des Milhomem vem mostrando o que é, fazendo visitas e apresentando sua proposta de trabalho. O esforço é percebido quando por onde este que vos fala passa e pergunta em quem está sendo pretendido votar, muitos afirmam votar em Aristídes Mulhomem pois é uma pessoa séria e simples.

fotos: Edjane Soares

blog Edjane Soares                                

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

PROFESSORES EM GREVE ACORRENTM-SE DENTRO DA PREFEITURA DE SÃO LUÍS

 
FOTO; João Ricardo- Mirante AM
 
 
                      Um grupo de professores resolveu se acorrentar dentro do Palácio de La Ravardiere (sede da Prefeitura de São Luís), na tarde desta quinta-feira (14). Isso porque a Justiça teria deferido o pedido feito pela Prefeitura de São Luís para a reintegração de posse do prédio. Temendo uma ação policial, parte dos grevistas acorrentaram-se dento do imóvel.
Segundo informações do repórter João Ricardo da rádio Mirante AM, após assinar a notificação do Tribunal de Justiça, a presidente do sindicato e dezenas de professores acorrentaram-se dentro da sede da prefeitura. Os grevistas, como afirma Antonísio Furtado, integrante do comando de greve, temem o uso da força policial.
                      “Vários guardas municipais chegaram à prefeitura. Tem um contingente de mais vinte guardas com escudos e sprays de pimenta e por isso agente teme o confronto. O que nós queríamos é que o prefeito Edivaldo Holanda dialogasse conosco para que possamos buscar uma saída para resolver esse problema da educação”.
                        Segundo Antonísio, a ocupação não tem previsão para terminar. “Agente busca através desta ocupação, fazer com que o prefeito Edivaldo Holanda reabra as negociações e procure buscar o entendimento para que agente supere os problemas que se instalaram na rede de ensino municipal desde o dia 22 de maio, data em que iniciamos a greve”.
                        A ocupação teve início na noite desta quarta-feira (13). Os professores alegam que só deixarão o local após uma rodada de negociação com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC). A categoria exige 20% de reajuste salarial e melhores condições de trabalho. O impasse completará três meses no próximo dia 22. Em nota, eles alegam que visam, com a ocupação, forçar as negociações com a prefeitura.
 
 
 
 
BLOG DO NETO FERREIRA

DELEGACIA INFECTADA DE LIXO

               
 
 
 
                Os policiais mostram na noite desta quinta-feira (14), à redação do De Olho em Grajaú a situação do pátio na frente da Delegacia cheio de lixo. Segundo a policia tem mais de 05 dias que o caminhão da limpeza pública não passou mais pelo local.

                O recipiente de lixo que é este tambor de plástico azul, não coube mais os resíduos saídos da carceragem e o mesmo foi derramado no chão no pé de um poste no pátio, por não ter mais onde ser depositado. Segundo a polícia civil, são 50 presos e todas as celas produzem lixo bastante e, o odor é insuportável.

                Nossa produção fotografou o lixo durante a noite e realmente comprovamos o mal cheiro no setor, o delegado Idaspe Perdigão que as vezes fica na DP até à noite resolvendo situações de inquéritos, também ficou intrigado com o mal cheiro no local. A administração da Delegacia espera que a Secretaria de limpeza pública possa tomar as providencias urgentes e deslocar uma equipe para o recolhimento do lixo.



BLOG DE OLHO EM GRAJAÚ


 

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Polícia encontra corpo de detento esquartejado e enterrado em Pedrinhas





                     Imagem do preso Rafael, antes de ser esquartejado e enterrado em Pedrinhas

               Foi encontrado nesta terça-feira (12) , o corpo do detento Rafael Alberto Libório Gomes, ‘Rafinha’, como era chamado, que estava desaparecido. Ele  foi esquartejado, colocado dentro de um saco plástico e enterrado por outros presos numa área da carceragem do Bloco A, do Presídio São Luís I, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, desde a semana passada.

               O Blog já havia divulgado a morte do preso, que cumpria pena por homicídio qualificado. Ele foi assassinado com diversas perfurações pelo corpo.  Mas, mesmo mostrando a foto de Rafael morto, a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária informou não ter conhecimento do crime, confirmando apenas o desaparecimento dele.

               Depois de encontrar o corpo, a polícia civil abriu um inquérito para apurar o caso e identificar os autores do homicídio. Há suspeitos, mas não foram divulgados os nomes.

Com mais essa morte, sobe para 15 o número de presos assassinados em presídios do Maranhão somente este ano, 12 deles em Pedrinhas. Em 2013, 60 presos foram mortos em unidades prisionais.
 
 
blog do Luís Cardoso

 

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

HOMEM É ENCONTRADO MORTO DENTRO DA SUA RESIDÊNCIA

 



 
 
 
 
Na tarde de sábado dia 02 de agosto, a polícia militar e civil foram acionadas para fazerem uma averiguação em uma residência na rua Manoel Milhomem no bairro altamira, ao chegarem no local, a policia viu que se tratava de um corpo já em estado avançado de putrefação. Segundo informações, o corpo era de um senhor de aproximadamente 65 anos de nome Benedito, morava sozinho e não se sabe se tem parentes em Barra do corda. o corpo foi recolhido e encaminhado até o Hospital Acrísio Figueira.





Blog    Edjane Soares